O XXVI Gastren-Rio teve continuidade nesta sexta-feira, dia 16, no auditório do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, no Humaitá. As atividades começaram com o café da manhã Aché, simpósio satélite que contou com palestra sobre Atualização em H.Pylori: há necessidade de novos esquemas? Qual é o papel dos probióticos no auxílio do tratamento?, com o Dr. Tomás Navarro Rodrigues, que foi apresentado pelo Dr. Javier Morelli, vice-presidente da AGRJ. Após a apresentação, houve debate sobre o tema com os presentes.

Com o simpósio satélite terminando antes, a conferência Pancreatite Crônica Calcificante – Complicações começou mais cedo e teve como presidente o Dr. Paulo Rodrigues de Oliveira e palestrante o Dr. José Galvão-Alves. O tema gerou uma série de perguntas e amplo debate com a plateia, porém teve de ser encerrado devido ao horário.

Em seguida, foi a vez da conferência sobre Alergia Alimentar – métodos diagnósticos, apresentada pelo Dr. Aderbal Sabrá e que teve como presidente o Dr. Paulo Cesar Rios de Oliveira.

Terminadas as conferências da manhã foi a vez da mesa-redonda sobre Distúrbios Motores do Esôfago, que teve como moderadora a Dra. Eponina Maria Lemme. Nela, falaram os Drs. Luiz João Abrahão Jr. (Diagnóstico dos DME´s. O que mudou com a manometria de alta resolução), Gerson Ricardo de Souza Domingues (Tratamento dos DME´s – Há novidade?)  e Antonio Carlos Coelho Conrado, convidado de Pernambuco, (POEM´S – indicação, técnica e resultados).

Na hora do almoço ocorreu o simpósio satélite da FQM, que abordou Parasitoses intestinais: realidade negligenciada?. A palestra foi ministrada pela Dra. Andréa Mendes e a moderação ficou com o Dr. José Galvão-Alves, que falou ainda sobre Diarreia Aguda. Em seguida, ambos debateram o tema por cerca de dez minutos com os congressistas.

A programação científica da tarde teve início com o Dr. Roberto Gil moderando mesa-redonda sobre Screening das neoplasias nas doenças intestinais, que contou com palestras do Dr. Edson Jurado da Silva (Câncer colorretal esporádico), da Dra. Ana Teresa Pugas Carvalho (Doença inflamatória intestinal), do Dr. Flávio Quilici, de São Paulo, (Síndromes de polipose) e do Dr. Celso Mirra, de Minas Gerais, (Doença Celíaca).

Depois do intervalo para o café, foi a vez da conferência sobre Microbiota Intestinal, com a Dra. Maria do Carmo Friche Passos sendo a conferencista e o Dr. Javier Flores Morelli o presidente. Após um breve debate, o Dr. José Galvão-Alves prestou uma homenagem a Dra. Maria Friche Passo falando da importância dela para a Gastroenterologia nacional.

Finalizando o dia, aconteceu mesa-redonda da parceria entre AGRJ e SOBED-RJ, que teve como moderador o Dr. Ronaldo Taam e contou com palestras sobre Polipos Gástricos, com a Dra. Huang Ling FangCâncer Gástrico Precoce- Diagnóstico, com o Dr.  Luiz Leite LunaTumor Carcinóide Gástrico, com o Dr. Thiago Tatagiba, e Gastrites e Metaplasias – Definição e Classificação, com a Dra. Ângela Carvalho. Após as apresentações houve amplo debate sobre os assuntos abordados.

Amanhã tem mais. Confira, após as fotos, a programação do último dia do XXVI Gastren que começa às 8h30. Não perca!

CONFIRA AS FOTOS

PROGRAMAÇÃO DE SÁBADO

08:30 – 10:00 – Mesa-redonda 8: Hepatites virais
Moderador: Eduardo Joaquim Castro

08:30 – 08:50 – Uso dos DAAs na Hepatite Crônica C – Resultados iniciais
Paulo de Tarso A. Pinto

08:50 – 09:10 – Tratamento da Hepatite crônica B
Gustavo Henrique Pereira 

09:10 – 09:30 – Manifestações sistêmicas da infecção pelo HCV
Bernardo da Cruz Junger de Carvalho

09:30 – 10:00 – Discussão

10:00 – 10:30 – GASTROLANCHE

10:30 – 11:00 – Conferência 7: Síndrome do Intestino Irritável – Roma IV
Presidente:
Conferencista: Ricardo Alvariz

11:00 – 12:30 – Mesa-redonda 9: Neoplasia Intraductal Mucinosa Papilífero (NIMP)
Moderador: José Galvão-Alves

11:00 – 11:20 – Definição e Classificação
Rubens Basile

11:20 – 11:40 – Diagnóstico por imagem
Antonio Siciliano

11:40 – 12:00 – Ecoendoscopia
Thiago Tatagiba

12:00 – 12:20 – Cirurgia
Arnaldo Marques

12:20 – 12:30 – Discussão

12:30 – 13:00 – Conferência de Encerramento: Transplante de Microbiota Intestinal – onde estamos?
Presidente: Pietro Novellino
Conferencista: Flávio Quilici

13:00 – Encerramento
Luiz João Abrahão Júnior

13:15 – Sorteios e Homenagens