A Profa. Ana Teresa Pugas de Carvalho tomou posse como presidente da AGRJ para o biênio 2022/24 na noite desta quarta-feira, dia 23, em cerimônia realizada no Sheraton Grand Rio Hotel & Resort, no Leblon.

A solenidade teve início com o Dr. Bernardo Junger, presidente da associação no biênio 2020/22, dando às boas-vindas a todos e convidando para integrar a mesa de abertura o conselheiro do Cremerj, Dr. César Figueiredo, o representante da Academia Nacional de Medicina e ex-presidente da AGRJ, Prof. José Augusto da Silva Messias, o Dr. Heitor Siffert, vice-presidente da AGRJ (biênio 2022/24), e a Dra. Ana Teresa Pugas de Carvalho, presidente eleita da AGRJ (biênio 2022/24).

Dr. Bernardo falou um pouco sobre o que foi realizado ao longo dos dois anos que esteve à frente da AGRJ, citando as dificuldades impostas pela pandemia e agradecendo o apoio da diretoria.

“Gostaria também de agradecer à minha esposa Daniele e à minha filha Maria, que me deram muita força e compreensão nesse período. Também agradeço ao Dr. Silvando, como meu incentivador e chefe no Hospital dos Servidores e agradeço a cada um dos colegas da diretoria da Associação de Gastroenterologia do Rio de Janeiro pelo suporte e confiança, que foram fundamentais para que eu pudesse cumprir essa missão. Tenho muita honra de fazer parte dessa história, que vai completar 85 anos em 2023. E, agora, a sociedade só tem a ganhar com a força da mulher, sensibilidade, cuidado e a sua grandiosidade”, finalizou Dr. Bernardo.

Na sequência, ele deu a palavra à Prof. Ana Teresa, 1ª mulher a presidir a AGRJ em seus 84 anos de existência. Ela, emocionada, disse que é a 1ª mulher a assumir a presidência, mas muitas outras foram muito importantes para a associação, como a Prof. Eponina Leme, a Dra. Celeste Elia, a Dra. Eliane Esberard e a Dra. Fátima Figueiredo (em memória). A nova presidente falou que dará seguimento ao trabalho do Dr. Bernardo levando atualização aos associados, através do Gastren-Rio, outros eventos e pelos site e redes sociais da associação.

“Ingressei na diretoria em 2010, à convite do então presidente Prof. José Augusto Messias. Os anos se passaram e constatei na prática e, na prazerosa e acolhedora convivência com a nossa ilustre diretoria vanguarda, a grande importância da Associação de Gastroenterologia do Rio de Janeiro ao longo desses anos produzindo educação continuada, criando um novo modelo de Gastren e dos Simpósios com o objetivo maior de união e produção de conhecimento. Percebi que não fazemos medicina isolados nos nossos consultórios.  A AGRJ tem um papel de educação continuada, acolhimento e representação do especialista que se forma após a residência médica junto à sociedade, às operadoras de saúde e à indústria farmacêutica. O meu compromisso é mostrar aos novos gastroenterologistas a importância de fazer parte da nossa associação. Homenageio, ainda, cada colega médica e enfermeira do meu convívio que se divide entre o trabalho e os afazeres do lar”, ressaltou Dra. Ana Teresa.

No encerramento, a plateia se levantou e aplaudiu a nova presidente da AGRJ, que convidou a todos para um coquetel para celebrar a diretoria empossada.

CONFIRA AS FOTOS DO EVENTO