No último sábado, dia 15 de outubro, a AGRJ realizou o Simpósio de Atualização, no auditório da Unimed Volta Redonda.
Mais de 40 médicos e acadêmicos de Medicina da região marcaram presença no evento, que abordou quatro temas principais: H. Pylori, Esofagite Eosinofílica, Esteatose Hepática e Doenças Inflamatórias Intestinais.
Organizado pelo Capítulo Sul Fluminense da AGRJ, o simpósio foi iniciado com as palavras de boas-vindas dos Drs. Paulo Rios e Bernardo Junger, presidente da AGRJ, além da mensagem de agradecimento da Dra. Isis Rosemeri de Oliveira Lassarote, diretora da Unimed-Volta Redonda.
Na sequência, o Dr. Rônel Mascarenhas e Silva, professor aposentado da UNIFOA, membro titular da FBG, e fellow da American Gastroenterological Association, convidou os primeiros palestrantes: Dra. Letícia Reis e Dr. Jorge Farha, que abordaram o tema: “Como tratar H. pylori resistente”.
Dando continuidade, o Dr. Paulo Rios chamou o Dr. Gérson Domingues para apresentar a palestra: “Como suspeitar, diagnosticar e tratar Esofagite Eosinofílica”.
Após as duas primeiras conferências, houve sessão de perguntas e respostas com os três primeiros palestrantes convidados, sendo que uma homenagem especial surpreendeu nesse momento o Dr. Gérson Domingues. Ele recebeu o título de Membro Honorário do Capítulo Sul da AGRJ das mãos do Dr. Paulo Rios.
“Dr. Gérson é o quarto homenageado nesses 24 anos do Capítulo Sul Fluminense da AGRJ. Já receberam esse reconhecimento: Dr. Glaciomar Machado, Prof. Dr. José Galvão, e Dr. Joaquim Ribeiro Filho e agora o Dr. Gérson, que eu acompanho desde a época do Fundão e é uma pessoa que tem um envolvimento com a nossa região e possui uma expertise nacional em esôfago. Desde 1998 ele vêm aqui trazer o seu conhecimento e a sua generosidade, afinal, ensinar é isso também, abdicar da família e dividir o seu tempo com os alunos”, resumiu Dr. Paulo Rios.
Na placa de homenagem, os membros fundadores Dr. Paulo Rios e Dr. Rônel Mascarenhas escreveram os seguintes dizeres:
“O Capítulo Sul da Associação de Gastroenterologia do Rio de Janeiro confere ao ilustre Dr. Gérson Ricardo de Souza Domingues o Título de Membro Honorário, em reconhecimento à sua atuação nos diversos Programas de Educação Médica Contínua em Gastroenterologia na Região Sul do Estado do Rio de Janeiro desde 1998.”
Após o intervalo para o gastrolanche, Dr. Bernardo passou a palavra ao acadêmico Rodrigo Faria Galvão Osório, que presidiu a conferência 3, chamando a Dra. Flávia Ferreira Fernandes para ministrar a palestra “Achado incidental de esteatose hepática: o que fazer?”
O quarto e último palestrante foi o Dr. Edson Jurado que aos 81 anos fez questão de participar do evento, deixando os seus vastos conhecimentos sobre o tema “Diagnóstico das Doenças Inflamatórias Intestinais” para a nova geração de especialistas.
Quem presidiu a conferência 4 foi o Dr. Rodolfo Filgueira Guedes Vasconcelos, gastroenterologista e endoscopista de Volta Redonda, do Hospital São João Batista. Ele ressaltou a alegria e o orgulho de estar com o Dr. Edson justamente no Dia do Professor.
O momento final do simpósio reuniu a Dra. Flávia, o Dr. Edson e o Dr. Rodolfo para um momento de interação e debate com os participantes.
Para o acadêmico da Estácio de Angra dos Reis, Bruno Moreira, o encontro foi muito enriquecedor:
“Foi a primeira vez que participei do Simpósio da AGRJ e percebi o quanto acrescentou, especialmente, na matéria de Clínica Médica. Foi sensacional! Aguardo mais iniciativas como essa na nossa região”, disse.
O evento reuniu, também, integrantes da Liga Acadêmica de Gastroenterologia e Cirurgia Digestiva (LAGCD) da Unifoa, o que deixou o presidente da AGRJ, Dr. Bernardo Junger, bastante satisfeito. Desde que assumiu, sempre ressaltou o quanto o convívio com acadêmicos e residentes é um grande estímulo para a atualização constante na literatura de todos os gastroenterologistas.
“Caminho, agora, para o término da minha gestão, onde busquei manter o compromisso científico dos eventos de educação médica continuada de tão alto nível, como o nosso Gastren e demais encontros, apesar de todo período de pandemia que vivenciamos. Procurei estar sempre disponível para receber e debater as ideias e iniciativas de todos os associados, além das Ligas Acadêmicas. A missão da AGRJ é contribuir para a manutenção do ambiente de amizade, respeito, acolhimento e confraternização, que já encontrei assim que cheguei na associação e que tenho certeza que será muito bem continuado pela Dr. Ana Teresa Pugas, nossa presidente no biênio 2023-2024”, disse.
Dr. Paulo Rios, ainda falou de o Simpósio de Atualização ser um evento tradicional da Associação de Gastroenterologia do Rio de Janeiro e de ter sido a terceira vez que ocorreu em Volta Redonda.
“Mais uma vez o evento é fruto do nosso entendimento e valorização do Sul do Estado como uma região que tem muitos gastroenterologistas titulares. Então, a nossa missão está sendo cumprida. A nossa mãe é a AGRJ e esse trabalho de reciclagem e atualização médica é um papel que a gente cumpre à risca. Assim sendo, nada mais justo do que o Simpósio ter sido feito aqui hoje. Nós mesclamos os jovens e os antigos gastros, de várias regiões. Foram quatro temas escolhidos, previamente, pelos membros do Capítulo Sul e foi excelente! Ainda mais, sendo no Dia do Professor, uma vez que temos muitos mestres aqui! Acredito que a melhor coisa que existe é você ensinar, aprendendo, como diz Cora Coralina.” finalizou Dr. Paulo.
CONFIRA AS FOTOS