fonte: Gediib

A ANS anunciou na quarta-feira, dia 30, uma recomendação preliminar positiva para a incorporação para Retocolite Ulcerativa de Infliximabe, Golimumabe e Vedolizumabe na Saúde Suplementar para os pacientes com doença moderada à grave que não responderem ao tratamento convencional.

Apesar de não ter sido uma recomendação por classe como defendemos, já foi mais ampla que o PCDT da CONITEC e se configura como uma enorme conquista para os nossos pacientes. porém, cabe a nós tentarmos ampliar ainda mais as oportunidades de tratamento dos pacientes com RCU uma vez que ainda podemos nos manifestar favoravelmente à incorporação dos outros biológicos aprovados pela ANVISA para esta indicação e que não foram incluídos nesta recomendação preliminar Na consulta pública que ficará aberta por 45 dias.

Nesse sentido, o GEDIIB defende a incorporação por classe (terapia biológica para RCU), o que traria não só uma maior equidade com a Doença de Crohn, como uma oportunidade para os médicos individualizarem melhor a escolha da medicação de acordo com o perfil de cada paciente.

Para isso é fundamental que todos se posicionem na consulta pública que estará aberta de 8 de outubro a 21 de novembro, solicitando a incorporação por doença (RCU) e não por medicamentos específicos.

PARTICIPE

Na mesma data a ANS também deu recomendação preliminar positiva para outros três itens relevantes para o gastroenterologista: enteroscopia por cápsula endoscópica, calprotectina fecal e IGRA. Da mesma forma um posicionamento positivo na consulta pública pode reforçar a incorporação desses itens.

Sobre a atualização do Rol

O atual ciclo de atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde iniciou em dezembro de 2018. Na sequência, ao longo de três meses, a ANS recebeu propostas através do formulário eletrônico (FormRol). As etapas seguintes envolveram a análise de elegibilidade das sugestões encaminhadas, análise técnica (avaliação de evidências clínicas, avaliação econômica e análise de impacto orçamentário) e a elaboração das recomendações técnicas que estão sendo agora submetidas à Consulta Pública.

Todas as etapas, o cronograma de atualização e as gravações das reuniões técnicas realizadas ao longo desse período estão disponíveis para consulta no site da ANS. Clique aqui.

Se incorporadas as novas tecnologias estarão disponíveis para a saúde suplementar no rol de 2021, previsto para março.