Cerca de 30 pessoas estiveram presentes na noite desta terça-feira, dia 15, ao 2º Encontro de Residentes e Especializandos em Gastroenterologia do Rio de Janeiro, realizado no auditório do Hospital Copa D´Or, na Zona Sul da capital fluminense.

O evento teve início com o Dr. Antônio Carlos Moraes, presidente da Associação de Gastroenterologia do Rio de Janeiro, dando às boas-vindas e explicando os motivos que levaram a AGRJ a organizar o encontro. Na sequência, o Dr. Marcio de Carvalho, coordenador do evento, falou sobre a 1ª edição realizada em maio e da importância dessa aproximação da associação com os residentes.

Começando as atividades científicas, a Profª Celeste Elia (UFRJ e Instituto D’Or de Ensino e Pesquisa) realizou palestra sobre Como estruturar sua carreira clínica e acadêmica?. As tendências, com a incorporação de tecnologias no dia a dia do médico, geraram amplo debate e ponderações dos presentes.

Na sequência, ocorreram dois casos clínicos abordando Infecções associadas à terapia biológica: condução e desfecho.

O primeiro foi apresentado pela UERJ, com a Dra. Isabelle Provençano, que contou, após a palestra, com comentários por parte dos presentes, assim como do Prof. Paulo Roberto Alves de Pinho, orientador do caso.

Após um breve intervalo para o café, foi a vez da Dra. Paula Seixas, residente de gastroenterologia da UFRJ, apresentar caso clínico do serviço, cuja orientação foi do Prof. Rafael Addum. O caso também foi amplamente debatido pelos presentes devido à complexidade do mesmo.

Finalizando, o Dr. Marcio de Carvalho agradeceu a presença de todos e fez o convite para a próxima edição do encontro em 2020.

CONFIRA AS FOTOS