Cerca de 60 pessoas compareceram, na manhã deste sábado, dia 27, ao I Simpósio de Atualização da AGRJ em 2019, realizado no centro de convenções Mourisco, em Botafogo, e que abordou Doenças Inflamatórias Intestinais.
O evento teve início com o Dr. Antônio Carlos Moraes, presidente da AGRJ, dando às boas vindas aos presentes, e com a Dra. Ana Teresa Pugas, coordenadora do simpósio, que falou sobre sua expectativa para a manhã de atividades científicas.
Sem mais delongas, Dra. Ana Teresa chamou os Drs. Antônio José Carneiro, Hélio Rzetelna e Carlos Sobrado (SP) para compor, junto com ela, a primeira mesa-redonda do dia que contou com casos clínicos interativos. O primeiro caso foi apresentado pelo Dr. Antônio José Carneiro, seguido pelo Dr. Hélio Rzetelna e pela Dra. Ana Teresa.
Em todos casos apresentados, houve interatividade com a plateia, onde os palestrantes faziam perguntas e os presentes selecionavam a opção que achavam correta, além de muitos debates entre a plateia e os médicos que faziam parte da mesa-redonda.
Dando continuidade, foram realizadas palestras abordando Controvérsias que contou com apresentações do Dr. Rodrigo Bremer, do Paraná, (Monitorização dos Níveis Séricos: estratégia pró-ativa x reativa), do Dr. Carlos Sobrado (Doença Perianal: mitos e verdades) e a Dra. Marcia Costa (Terapia Biológica x Segurança).
Após um breve intervalo para o café, foi a vez do Dr. André da Luz Moreira que ministrou conferência sobre Cirurgia para DII na era dos biológicos.
Finalizando o simpósio, os presentes se dividiram em duas salas simultâneas para o Encontro com especialistas. Em um auditório, Dr. Rodrigo Barbosa Lima falou sobre Dermatologia, com a moderação ficando a cargo do Dr. Rodrigo Bremer. Na outra, o assunto abordado foi Reumatologia, que contou com Dr. Dante Bianchi e moderação da Dra. Rosane Louzada.
FOTOS