110 pessoas estiveram presentes na manhã deste sábado, dia 5, ao centro de convenções do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), em Botafogo, para o I Simpósio de Atualização da AGRJ em 2018.

O evento, que teve como tema Prevenção e tratamento das lesões malignas do TGI, iniciou-se com o presidente da sociedade, Dr. Antônio José Carneiro, agradecendo a presença de todos e informando que esse é o primeiro de uma série de eventos da AGRJ em 2018 que fazem parte da comemoração dos 80 anos da sociedade. Os próximos serão o Gastren, em agosto, e mais dois simpósios de atualização que ocorrerão no interior, possivelmente (Volta Redonda e Teresópolis). Dr. Antônio José ainda mostrou sua satisfação em ver jovens frequentando o simpósio com a presença maçica dos integrantes das ligas de Gastroenterologia da UFRJ e da Unirio. Em seguida, ele passou a palavra para a Drª Eponina Leme, moderadora do Módulo de Esôfago, que falou sobre sua expectativa para as palestras e apresentou o primeiro palestrante do dia: Dr. Cesar Amorim, que abordou Fatores de risco e mostrou casos clínicos relacionados.

Em seguida, ocorreram apresentações dos Drs. Felipe Mendonça (Tratamento endoscópico), Eduardo Linhares (Tratamento do câncer avançado – Cirurgia) e Henry Najman (Tratamento do câncer avançado – Quimioterapia e radioterapia).

Finalizando o módulo, houve um debate sobre o tema com os palestrantes que teve início com a moderadora, Drª Eponina Leme, fazendo algumas colocações e questões aos aprentadores que em seguida respoderam perguntas da plateia.

Após um breve intervalo para o café, teve início o Módulo de Intestino, moderado pela Drª Ana Teresa Pugas, vice-presidente da AGRJ, que ressaltou as palavras do Dr. Antônio José, mostrando a importância da presença dos jovens ligantes ao evento. Sem mais delongas, ela apresentou o Dr. Alexandre Pelosi que falou sobre “Screening” do Câncer de Cólon. Em seguida, foi a vez da Drª Huang Ling Fang ministrar palestra tendo como tema Tratamento Endoscópico das Lesões Pré-Malignas e Malignas. A última apresentação do dia foi sobre Tratamento do Câncer de Cólon – Avanços Moleculares, com a Drª Maria de Lourdes de Oliveira.

Finalizando o simpósio, os palestrantes do módulo de intestino responderam a perguntas e escutaram observações dos presentes.

O próximo evento da AGRJ é o XXVIII Gastren-Rio que ocorrerá de 16 a 18 de agosto e cujas inscrições já podem ser feitas.

VEJA AS FOTOS