Cerca de 60 pessoas estiveram presentes na manhã deste sábado ao auditório da Unimed Volta Redonda para uma manhã de palestras e debates do III Simpósio de Atualização da AGRJ.

O evento teve início com o Dr. Antônio José Carneiro, presidente da AGRJ, agradecendo a presença de todos e da Unimed Volta Redonda que patrocinou o evento. Ele disse ainda que ano que vem haverá outra edição do simpósio na cidade e que a intenção é também levar para outras cidades como Petrópolis e Campos.

Em seguida, Dr. Roberto Marcellus Sena, presidente docente da Liga de Gastroenterologia e Cirurgia Digestiva do UniFOA de Volta Redonda, moderando a primeira atividade científica com apresentação de casos clínicos pelos ligantes.

O 1º caso foi apresentado por Breno Amorim e Otávio Coelho e o 2º caso por Ariella Bonazzio e Ivy Nora Dias. Em ambos, após as apresentações, houve perguntas dos médicos presentes sobre condutas, exames e possibilidades de tratamento.

Dando continuidade foi a vez do Dr. Antônio José Carneiro ministrar palestra sobre Tratamento clínico da Doença Inflamatória Intestinal. Ele substituiu o Dr. José Galvão-Alves que, por um problema de saúde, não pode comparecer ao evento, e também mudou o tema da apresentação, que era sobre Pancreatite Autoimune. A conferência, que teve moderação da Dra. Myrna Salles Mascarenhas, teve tempo ainda para perguntas da plateia.

Após o gastrolanche, o Dr. Joaquim Ribeiro Filho falou sobre Nódulo Hepático. Quando e Como operar?, que teve moderação do Dr. Paulo Rios. Após a apresentação, Dr. Joaquim foi homenageado recebendo o título de membro honorário do Capítulo Sul da AGRJ.

Finalizando o simpósio, Dr. Carmelo Francisco Stanziola moderou mesa-redonda que contou com palestras sobre Diverticulite aguda (Dr. Antônio José Carneiro), Síndrome do Intestino Irritável: Roma IV (Dr. Fernando Castro), Prevenção do Câncer Colorretal (Dr. Edson Jurado).

CONFIRA AS FOTOS