simposio_mar_2016 (24)O I Simpósio de Atualização de 2016 da AGRJ foi realizado na manhã deste sábado, dia 12, no auditório do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), no Humaitá, Zona Sul do Rio de Janeiro, e contou com a presença de 7o pessoas, dentre médicos e acadêmicos de Medicina.

O evento teve início pontualmente às 9h, com o Dr. Eduardo Joaquim Castro dando às boas vindas aos presentes e anunciando a mesa-redonda sobre Métodos diagnósticos e terapêuticos em Hepatologia, a qual ele era moderador, que contou com palestras abordando: Avaliação diagnóstica nos nódulos hepáticos, com o Dr. Leonardo Kayat Bittencourt; Elastografia Transitória Hepática: indicação, limitações, com a Dra. Ana Carolina Cardoso; Biópsia hepática: indicação, métodos e limitações, com o Dr. Carlos Frederico Ferreira Campos; e Radiologia intervencionista: quando? Por quê? Como?, com o Dr. Diogo Aquino Tavares. Devido ao horário, o Dr. Eduardo Castro, como moderador, optou por cancelar o debate que ocorreria e foi direto para o intervalo.

Após a breve pausa para o café, foi a vez da conferência sobre Doença hepática gordurosa não-alcóolica. Dr. Fernando Portella, presidente da conferência, chamou, então ao palco a conferencista: Dra. Nathalie Carvalho Leite. Após a conferência, vieram os casos clínicos comentados que tiveram: Displasia no Barrett, com o Dr. Ricardo Alvariz; Manifestação incomum das doenças inflamatórias intestinais, apresentação conjunta do Dr. Antônio José de Vasconcellos Carneiro e do Dr. Fernando Noronha de Castro, R2 de Gastroenterologia do Hospital do Fundão (UFRJ); e Dor abdominal e diarreia de causa rara, também apresentação conjunta do Dr. Luiz João Abrahão com o Dr. Eric Silva Pereira.

Encerrando o evento ocorreu um debate sobre os casos clínicos comentados.

A diretoria da AGRJ agradece a presença de todos ao evento e informa que em breve divulgará data e programação do próximo simpósio.

VEJA AS FOTOS