Referência no atendimento de média e alta complexidade, o Hospital Federal da Lagoa foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e inaugurado em 1958. O local conta ainda com jardins idealizados pelo paisagista Roberto Burle Marx e um mural de azulejos externos confeccionado pelo artista plástico Athos Bulcão. O complexo hospitalar conta com o prédio principal com dez andares e um ambulatório.
Em 1962, o então presidente João Goulart incorporou o hospital ao Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Bancários (IAPB), que passou a se chamar Hospital dos Bancários. Porém, com a extinção do IAPB em 1966, todos institutos de aposentadoria foram integrados, formando o Instituto Nacional da Previdência Social (INPS). Com isso, a unidade de saúde volta a se chamar de Hospital Geral da Lagoa. Em 1977 é criado o Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS), separando o atendimento médico da Previdência e Assistência Social. Com a Constituição de 1988 é criado o Sistema Único de Saúde (SUS), extinguindo o INAMPS e integrando os hospitais em uma rede unificada. Até então, o hospital atendia preferencialmente servidores públicos, com a implantação do SUS passou a tratar da população em geral. Em 1995 o Governo Federal municipaliza o Hospital da Lagoa. Com isso, o local fica sob a gestão da Prefeitura do Rio de Janeiro até março de 2005, quando volta a ser gerido pelo Ministério da Saúde. Neste período em que foi municipalizado o hospital passou a atender muito mais do que sua capacidade e com um orçamento reduzido.
O Serviço de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva do Hospital Federal da Lagoa teve como primeiro chefe o Dr. Eudoro Berlinck que deu lugar ao Dr. Isaac Goldenzon Filho, que durante décadas chefiou o setor. Sua dedicação aos pacientes e ao Hospital da Lagoa, associado ao excelente relacionamento que tinha com médicos, gestores e profissionais da saúde, fez com que ele fosse uma referência da gastroenterologia fluminense.
Em 1997, ele se aposenta e quem assume é o Dr. Luiz Artur Juruena, que entrou no hospital em 1980 trocado pelo então Posto de Assistência Médica Mauá por duas gastrocâmaras. Em sua gestão, ele teve de administrar o grande número de pacientes durante a municipalização do hospital, às vezes maior do que a capacidade do setor, e a implantação do SISREG (sistema on-line, disponibilizado pelo Datasus para gerenciamento e operação das centrais de regulação de vagas), que informatizou toda a entrada de pacientes no hospital. Ainda durante sua gestão, Dr. Luiz Artur e o bioquímico Helio Fragoso idealizaram e passaram a utilizar o teste rápido da urease de menor custo no país, que foi publicado na revista GED.
Em 2014, Dr. Luiz Artur dá entrada em sua aposentadoria e quem assume a chefia é o Dr. Walter Firman, que começou no hospital em 1996 atuando no CTI de pós-operatório, sendo transferido em 1998 para o serviço de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva. Desde então, ele visa manter a excelente relação entre os integrantes do setor e também com os serviços de Proctologia, que também realiza colonoscopias no setor, e Pneumologia, que ocupa um espaço anexo. Ele buscou fortalecer mais ainda a parte acadêmica do serviço com sessões diárias de revisão de literatura com os residentes nos ambulatórios e criou o 2º ambulatório de Doença Inflamatória Intestinal, coordenado pelas Dras. Johene Pantoja (gastroenterologista) e Luciana Marzán (proctologista). Outro feito da gestão do Dr. Walter foi a aquisição do sistema de captura de imagens para Endoscopia Digestiva e do videoduodenoscópio, uma demanda antiga do serviço, que será implantado tão logo sejam adquiridos os acessórios necessários para a realização da CPRE.
Ao longo dos anos, diversos médicos também fizeram parte do serviço e foram importantes para o desenvolvimento da Gastroenterologia do HFL como os Drs. Helio Nunes, Mozart Santos, Antônio José Carneiro, Eduardo Oliveira, Fernando Guigon, Jorge Motta, Silvio Oliveira, Luiz Arruda, Cláudio Riskala, Marcos Birro, as Dras. Maria Tibana e Érika Araujo Barreto, entre outros.
O serviço também teve diversos temas livres expostos em congressos, assim como publicou muitos artigos, tais quais “Profilaxia das Úlceras de Estresse”, “Paracentese Diagnóstica: a rotina do Hospital da Lagoa”, “Diagnóstico e Tratamento da Hemorragia Digestiva Alta no início do século XXI” e “Hemorragia Digestiva Alta”, em revistas como Gastroclínica Atual, Revista Brasileira do Pâncreas, entre outras.
Atualmente a residência médica conta com quatro vagas no registro junto ao MEC (duas para R2 e duas para R1), porém no momento estão ocupadas duas vagas para R1 e uma para R2. A preceptoria é da Dra. Johene Pantoja desde 2003. No início dos anos 2000, havia apenas uma vaga para R1 e uma vaga para R2. No primeiro ano os residentes ficavam apenas na enfermaria tendo contato com poucos pacientes e no segundo ano que passavam visitas e acompanhavam os exames endoscópicos. Nos anos seguintes, além de aumentar o número de vagas para residência, houve uma mudança na atuação dos residentes: já no primeiro ano eles passam a realizar tanto endoscopia como gastroenterologia. Assim, eles passaram a ter mais contato com a prática e a conhecer os pacientes, pois passam também visita na enfermaria com os staffs.
O setor tem de quatro a oito pacientes internados na enfermaria e conta também com ambulatórios divididos em:
- Doença Inflamatória Intestinal
- coordenado pela Dra. Johene Pantoja (200 pacientes);
- Gastroenterologia Geral
- 1) coordenado pelo Dr. Elbert Tavares (120 pacientes);
- 2) coordenado pelo Dr. Diogo Oliveira (40 pacientes);
- 3) coordenado pelo Dr. Marcos Rothfucks (40 pacientes);
- 4) coordenado pela Dra. Mônica Nascimento (40 pacientes).
- Hepatologia
- coordenado pela Dra. Roberta Celles (60 pacientes).
- Complicações da cirrose
- coordenado pelo Dr. Carlos Terra (60 pacientes).
STAFF DO SERVIÇO DE GASTROENTEROLOGIA E ENDOSCOPIA DIGESTIVA
- Walter Firman
Gastroenterologia/Endoscopia – Chefe do setor; - Paula Pena Chaves
Gastroenterologia/Endoscopia; - Manuel Antequera Villagra
Gastroenterologia/Endoscopia; - Marcos Rothfucks
Gastroenterologia/Endoscopia; - Mônica Nascimento
Gastroenterologia/Endoscopia; - Diogo Oliveira
Gastroenterologia/Endoscopia; - Johene Pantoja
Gastroenterologia – Preceptora da Residência Médica; - Roberta Celles
Gastroenterologia/Hepatologia; - Carlos Antônio Terra
Hepatologia e Gastroenterologia; - Elbert Luis Tavares
Gastroenterologia.
RESIDENTES
- David Triani – R2
- Douglas Suhett Fonte – R1
- Ricardo Barbosa – R1
O SETOR