A AGRJ

Histórico e Objetivos

Começou assim…

Batiam papo no Serviço de Clínica Médica do Hospital do Estácio, chefiado por um dos que conversavam, o Prof. Annes Dias; com eles estavam os Profs. Brandão Filho, já um ilustre cirurgião e o príncipe da Clínica Médica, Prof. Silva Mello. Eram muitos casos de doenças do aparelho digestivo e os três debatiam como agir, tratar clinicamente por mais algum tempo, operar desde logo, como orientar o diagnóstico, por que meios, quais os casos anteriores…

Nessa noite nasceu a idéia de se criar uma Entidade para o estudo e aperfeiçoamento da Gastroenterologia.

Entusiasmados, os três tocaram para frente a idéia, conversaram (e convenceram) os colegas mais representativos e o sonho se tornou realidade: em 12 de maio de 1938, 57 assinaturas na ata inaugural, tornavam real e atuante a então “Sociedade Brasileira de Gastroenterologia e Nutrição” em reunião solene na sala de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro.

Nascia assim, a primeira Sociedade de Gastroenterologia do Brasil e da América Latina.

Com a mudança da capital Federal, o nome mudou para “Sociedade de Gastroenterologia do Rio de Janeiro (SGRJ)”, mas a idéia inicial permaneceu intacta e progressiva. A SGRJ continuou e mantém-se ativa e sempre rejuvenescida.

NOSSA SEDE